O projeto REDE ABC 2010 realiza visitas de acompanhamento dos trabalhos nos grupos

O projeto REDE ABC 2010 realiza visitas de acompanhamento do trabalho dos grupos. Neste dialogo há a oportunidade de ouvir os grupos, suas demandas e fora reafirmadas as regras já acordadas para a venda coletiva, que terá novo impulso com a volta do funcionamento de um caminhão para a concentração de cargas. Comunicação entre REDE e GRUPOS deficitária, nestas reuniões foi percebida uma desinformação das ações da REDE ABC.

Desafios que precisam ser superados:

1. Fortalecimento dos grupos – “Só existe rede forte se os grupos forem fortes”

2. Fortalecimento da comunicação REDE E GRUPOS

3. Retorno do caminhão da REDE para venda coletiva dos grupos

4. Diálogos com os poderes públicos locais para o fortalecimento da coleta seletiva nas cidades do ABC

Grupos visitados neste período: São Bernardo- Raio de Luz e Refazendo e Diadema- Cooperlimpa, Vila Popular, Nova Conquista, Chico Mendes e Taboão . Na avaliação realizada pela equipe do projeto destas visitas foram levantados alguns pontos importantes que precisam ser trabalhados para se garantir o fortalecimento da REDE ABC.

1. Redução do material coletado pelos grupos;

2. Redução do apoio das prefeituras, principalmente quanto à disponibilização de caminhões em Diadema e São Bernardo do Campo;

3. Falta do caminhão da REDE ABC até o momento inviabilizou a concentração das cargas dos grupos menores para a venda direta para a indústria;

4. Redução da venda coletiva principalmente dos pequenos grupos que gerou um descrédito da REDE;

Abaixo, se apresenta um resumo dos encaminhamentos destes diálogos com os grupos, por cidade.

Mauá

Cooperma - A Cooperma, cooperativa de Mauá está passando por um processo difícil, após o pedido de renúncia do presidente Adoniram Barbosa e o afastamento de membros da diretoria, deixando a cooperativa em dificuldade com os cooperados que não recebem há três meses e com suspeita de desvio de dinheiro. Agora, a cooperativa está buscando sua reestruturação, com uma gestão coletiva, onde os catadores possam de fato conduzir os trabalhos no grupo, tenha acesso à informação e possam construir o seu caminho de forma auto gestionária.

Para poder dar andamento aos trabalhos da cooperativa está sendo realizadas reuniões com os cooperados, com o governo local e parceiros a fim de encontrar saídas para os problemas enfrentados: falta de dinheiro para a retirada dos cooperados/as; dívidas acumuladas e negociação para poder retomar o projeto com o BNDES que está paralisado.

Na Assembléia a diretoria da Coopcent ABC propôs a desfiliação dela, dos quadros da Coopcent ABC, porque esta cooperativa não estava participando das atividades e dos compromissos com a Rede ABC e não vinha atendendo as solicitações de diálogo. Mas os cooperados da Cooperma, presentes na assembléia, solicitaram o não desligamento e pediram prazo para se reorganizarem e voltarem a comercializar em rede, assumindo também os outros compromissos com a Coopcent ABC. Em função desta solicitação foi aprovado pela plenária um prazo até a próxima assembléia geral em março, para a tomada de decisão sobre a permanência ou não da Cooperma na Rede ABC.

Uma das integrantes da equipe gestora da Coopcent ABC vem acompanhando de perto este processo. Coopercata – É a cooperativa formada pelos catadores avulsos durante a capacitação do CATA FORTE em Mauá. E neste momento o grupo está organizando a documentação para a constituição jurídica da cooperativa.

São Bernardo do Campo

Raio de Luz - A Associação Raio de Luz é um grupo de catadores(as) localizado no município de São Bernardo do Campo no bairro do Rudge Ramos surgida do fechamento do lixão do Alvarenga, juntamente com a Associação Refazendo.Já há muito tempo foi identificado que as condições de trabalho dos catadores neste local não é adequada por estarem dentro de uma área que se encontra um piscinão o que leva a terem condição de trabalho inadequado. Outra situação são as instalações precárias como o telhado furado o que nos dias de chuva impede o trabalho dos catadores. Se não bastasse estas situações a saída de membros da diretoria e a alta rotatividade fez com que fossem tomadas medidas emergências para que o posto não fechasse. Após uma serie de reuniões com parceiros, Projeto Coleta Seletiva Brasil Canadá, Unisol Brasil, Coopcent ABC e foi necessário que a Associação Refazendo assumisse a gestão do grupo e enviou pessoas para ajudar na organização do trabalho, nos controles etc.

Este trabalho de reorganização do grupo Raio de Luz vem sendo acompanhado também por uma integrante da equipe gestora da Coopcent ABC.

Associação Refazendo - O trabalho junto da Refazendo foi de apoio na elaboração e negociação de projeto para a FUNASA e BNDES e apoio para tratar do processo trabalhista sofrido pela associação.

Diadema

Associação Pacto Ambiental – A equipe de assessoria do projeto tem participado junto com os(as) representantes dos catadores/as das reuniões da Pacto Ambiental onde vem planejando e organizando as demandas para o governo, tanto para a viabilização do pagamento pelo serviço de 2010, quanto para a manutenção dos galpões e a elaboração das propostas dos cooperados(as) para a elaboração do novo Termo de Parceria entre Pacto Ambiental e Prefeitura Municipal de Diadema.

Cooperlimpa foi de apoio na elaboração e negociação de projeto para a FUNASA.

Ribeirão Pires

Cooperpires - O trabalho junto a Cooperpires foi de apoio para a elaboração e negociação de projeto para a FUNASA.

Alem do debate com os grupos a equipe técnica tem participado do dialogo com o governo local conforme descrito no item das políticas públicas deste relatório.

PATROCÍNIO

PARCEIROS

CATADOR FALA PARA CATADOR

Cooperativa Central de Catadores e Catadoras de Material Reciclável do Grande ABC - COOPCENT ABC
Rua Caracas, 120 - DIADEMA - SP - CEP: 09921-090 Tel: (11) 4054-2263 - CNPJ: 10.203.963/0001- 46