Aula inaugural Projeto COOPCENT-SENAES no Consórcio ABC

Em continuidade a execução do Projeto em parceria com SENAES a Coopcent ABC realizará no próximo dia 30/08, quinta-feira, no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC às 9 horas. Além de catadores e catadoras participarão do evento representantes das prefeituras parceiras Diadema, Mauá, São Bernardo e Ribeirão Pires e representante da Secretaria Nacional de Economia Solidária - MTE.

Este projeto tem por objetivo contribuir para o fortalecimento de catadores e catadoras e ampliação da coleta seletiva no Grande ABC e está concluindo a etapa de organização de procedimentos internos visando transparência, eficiência e eficácia na gestão.

Nesse primeiro período, além da estruturação de documentos e equipes, também vem sendo realizada a etapa de sensibilização de catadores e catadoras não organizadas para participação nas atividades de formação e ocupação dos novos postos de trabalho da Coleta Seletiva. Essa atividade foi iniciada no Município de Diadema e contou com grande ajuda do poder público através das agentes comunitárias de saúde. A equipe da Coopcent ABC, com a colaboração das agentes, vem identificando e mobilizando esta população para participação nas atividades de formação voltadas a este público.

A primeira turma, ainda em Diadema, fez os primeiros encontros na primeira semana de agosto, com a participação ativa das catadoras e catadores mobilizados. Essas atividades têm ocorrido todas as terças e quintas feiras, no período da manhã na Subsede do Sindicato dos Metalúrgicos de Diadema, parceiro importante na região que tem contribuído sempre com a organização deste grupo. A metodologia adotada pelo projeto baseia-se na Educação Popular proposta por Paulo Freire e busca trazer os saberes dessas trabalhadoras e trabalhadores para o ambiente de aprendizagem coletiva. A equipe de formadoras e formadores é composta por catadoras dos grupos organizados do Grande ABC e educadores muito experientes em metodologias participativas.

Estamos muito orgulhosas de termos iniciado essa formação e agradecidas pelo interesse e participação de novas catadoras e catadores!

Seguindo o conjunto de formações previstas, será dado início à formação das catadoras e dos catadores já organizados, bem como atividades envolvendo membros do poder público.

No dia 30 de agosto haverá uma Aula Inaugural dando início as duas formações previstas no projeto:

Formação dos Gestores Públicos, focada na consolidação dos Planos Municipais de Resíduos Sólidos; Curso sobre Remuneração, cujo objetivo é avançar nas reflexões sobre a metodologia de remuneração justa da Coleta Seletiva. Na data também será realizada a atividade de diagnóstico para elaboração do Marco Zero do projeto. Para tanto contaremos com a participação dos Secretários responsáveis pelos programas de Limpeza Urbana, Coleta Seletiva e Reciclagem nos Municípios parceiros (Mauá, Diadema, Ribeirão Pires e São Bernardo do Campo).

O evento contará também com a presença de representante da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho, que auxiliará com um breve balanço Nacional sobre os projetos em execução nos diferentes estados, pontuando alguns desafios localizados.

A Empresa SACI – Sustentabilidade Cultural e Institucional, Projetos e Consultoria Ltda, representada pelos consultores Marcos Araujo e Carlos Henrique, será responsável pela realização das duas formações.

Maiores informações, telefone (11)2668-2041.

PATROCÍNIO

PARCEIROS

CATADOR FALA PARA CATADOR

Cooperativa Central de Catadores e Catadoras de Material Reciclável do Grande ABC - COOPCENT ABC
Rua Caracas, 120 - DIADEMA - SP - CEP: 09921-090 Tel: (11) 4054-2263 - CNPJ: 10.203.963/0001- 46