Coopcent ABC tem nova Diretoria e Conselho Fiscal

A Assembléia Geral para eleição da nova Diretoria e do Conselho Fiscal da Coopcent ABC, aconteceu no dia 30 de abril, no Clube de Campo do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, no Riacho Grande, em São Bernardo do Campo.

Em clima de reflexão e festa, catadores e catadoras das Cooperativas vinculadas à Coopcent ABC elegem nova diretoria com Francisco Inacio Da Costa, mais conhecido como Xoró, como Presidente, Ana Paula Costa como Secretária e Iana Pitaluga dos Santos como tesoureira.

No Conselho Fiscal ficaram como titulares Maria das Dores Moreira Da Silva, Armando Octaviano Junior, Vilma Moura de Souza e, como suplentes, Viviane Jose Ramos Da Silva, Edna Lucia Anibal de Souza e Carlito Ribeiro Sousa.

Para Xoró, "a Coopcent ABC, vem desde sua fundação em 2008, se desenvolvendo e proporcionando conquistas para as cooperativas e associações de catadores e catadoras de materiais recicláveis a ela vinculada". Enquanto conquista cita "a aproximação com os poderes públicos constituídos dos sete municípios, especialmente por meio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC", que é uma instituição que agrega os municípios da Região do ABCDMRR.



Essa aproximação é conseqüência, segundo Xoró "da maturidade, bom senso e da elevação do grau de consciência sócio ambiental de ambos os lados: catadores e gestores públicos".

"Temos muita coisa para fazer. Vamos fazer um planejamento estratégico, nos próximos dias, de forma bem organizada, com os pés no chão e a cabeça no futuro, para conseguir o melhor resultado possível para os catadores, catadoras e para a sociedade", comenta Xoró.

"A população atualmente está muito mais consciente de suas responsabilidades em relação ao futuro do nosso planeta. O poder público e os catadores e catadoras também. Isto nos deixa motivado e confiante de que melhores dias virão pela frente".

Por este motivo, para Xoró, um dos grandes desafios da Coopcent ABC é a aproximação dos cooperativas e associações de catadores e catadoras com a população de toda região, visando ampliar a quantidade e a qualidade da coleta seletiva de materiais recicláveis. "Os catadores e catadores vão às escolas, igrejas, associações, sindicatos, órgãos públicos, apreender e ensinar como melhorar a coleta seletiva, para que o nosso planeta seja mais justo, solidário e melhor para se viver", conclui.



Joana Darc Pereira Costa, presidenta que está deixando o cargo, agradece "a todos os catadores e catadoras das cooperativas e associações vinculadas à Coopcent ABC pelo apoio e pela confiança depositada em sua diretoria e no conselho fiscal e deseja muita sorte e sabedoria à nova diretoria e conselho fiscal que está assumindo". Agradece também aos gestores públicos da região, às entidades parceiras, enfim "a todos os amigos que confiaram na Cooopcent ABC, e contribuem para o seu avanço".

Cita a Senaes - Secretaria Nacional de Economia Solidária e a Petrobrás, pelos projetos em andamentos, "que visam o desenvolvimento e fortalecimento da coleta seletiva e dos catadores e catadoras organizados na região".



Para Maria Monica da Silva , representante do Movimento Nacional dos Catadores, "a Coopcent ABC é uma entidade importante, que cresceu e se tornou referência a nível nacional". "A responsabilidade da Coopcent ABC hoje é muito grande, porque tem muitos grupos de catadores e catadoras pelo Brasil que se espelham nesta entidade, portanto, a nossa entidade tem que caminhar para a frente", finaliza Monica.

Durante a Assembléia, representantes de todas as cooperativas e associações vinculadas à Coopcent ABC se posicionaram em relação ao momento atual e também foi realizado um balanço geral das atividades em desenvolvimento relacionados à parte contábil da instituição, às articulações políticas, aos cursos de formação de novos catadores e catadoras, ao aprimoramento do sistema de gestão das cooperativas e associações e à comunicação.





Segundo Vilma Moura, a Assembléia Geral contou com a participação de cerca de 120 catadores e catadoras vinculados à Coopcent ABC e os resultados foram muito positivo. "Foram momentos em que os catadores e catadoras refletiram sobre sua realidade e deram uma demonstração do grau de organização e maturidade em que se encontram".


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coopcent, Senaes-MTE e Consórcio Intermunicipal ABC realizam Seminário
A Coopcent ABC abre licitação para aquisição de 16 carrinhos motorizados, 05 prensas verticais, 01 fragmentadora de papéis e 01 carroceria.
Aberta Licitação para Empresa de Transporte para Serviços Eventuais
>
Conferência Regional de Economia Solidária une ABCDMRR e Baixada Santista (5 de abril de 2014)
Dilma visita estande da Coopcent ABC na Expocatadores (19/12/2013)
Catadoras do ABC agradecem à Dilma
Catadores organizados realizam coleta porta a porta em São Bernardo do Campo
Grande ABC e Baixada Santista organizam Conferência Regional da Economia Solidária
Catadora do ABC expõe no I Seminário Nacional da SENAES - PRÓ-CATADOR
Coopcent e Senaes formam mais uma turma de catadores e catadoras novos
Um dia na vida de uma cooperativa de catadoras e catadores de materiais recicláveis 29/05/2013
Coopcent ABC visita prefeito de Rio Grande da Serra 13/09/2013
Prorrogação de processo seletivo 09/2013
Coopcent ABC busca parceria com a Unimáquinas
San Diego é um exemplo de município sustentável no manejo e tratamento dos resíduos sólidos.)
Grande ABC realiza a I Conferencia Regional do Meio Ambiente (14/06/2013)
Catadores de São Bernardo do Campo realizam reunião com Tarcísio Secoli (18/06/2013)
Alunos do Curso de Formação de Novos Catadores de Ribeirão Pires do Projeto SENAES - Coopcent ABC realizam produção de filme (06/06/2013).
Coopcent ABC e Petrobras lançam projeto "Rede ABC Catadores Gerando Renda 2012-2013" - (03/05/2013)
Coopcent e Senaes formam mais uma turma de catadores e catadoras novos (10/05/2013)
Catadoras e catadores dão exemplo de cidadania e sabedoria (03/05/2013)
Central de Triagem de Recicláveis inaugurado em Mauá (05 de dezembro de 2012)
Um dia na vida de uma cooperativa de catadoras e catadores de materiais recicláveis (29/05/2013)
Assembleia para eleição da diretoria COOPCENT ABC 2012/2014.
O projeto REDE ABC 2010 realiza visitas de acompanhamento dos trabalhos nos grupos
Fortalecimento da Política Pública com a inclusão dos catadores
COOPCENT em vídeoconferência realizada pelo SENAES
Aula inaugural Projeto COOPCENT-SENAES no Consórcio ABC
Coopcent ABC alinhada com o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Reciclável

Cooperativa Central de Catadores e Catadoras de Material Reciclável do Grande ABC - COOPCENT ABC
Rua Caracas, 120 - DIADEMA - SP - CEP: 09921-090 Tel: (11) 4054-2263 - CNPJ: 10.203.963/0001- 46